Rússia inicia exercícios táticos com armas nucleares perto da Ucrânia

As Forças Armadas da Rússia iniciaram nesta terça-feira (21) exercícios militares perto da fronteira com a Ucrânia, simulando o uso de armas nucleares táticas como uma forma de responder às supostas ameaçadas ocidentais de um maior envolvimento no conflito. No início do mês, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a medida é uma maneira das autoridades alertarem o Ocidente para não aumentar ainda mais as tensões.

O Ministério de Defesa russo chegou a publicar imagens de caminhões transportando mísseis para um campo onde sistemas de lançamento foram preparados e as tropas localizadas em um campo de aviação se aprontam para transportar uma ogiva nuclear. Todos os exercícios são realizados no distrito militar do sul da Rússia que faz fronteira com a Ucrânia. Parte das atividades envolveram o carregamento de veículos lançadores, condução até os locais de lançamento e carregamento de aviões com mísseis hipersônicos Kinzhal.

Atualmente, a Rússia possui numerosos sistemas de armas capazes de transportar ogivas nucleares táticas para utilização no campo de batalha. Ao contrário das armas estratégicas, que podem destruir cidades e têm sido alvo de acordos entre a Rússia e os Estados Unidos, as armas táticas nunca foram foram limitadas por quaisquer desses pactos, e Moscou não divulgou dados sobre seu arsenal ou quaisquer outros detalhes sobre elas.

Postar um comentário

Sua opinião é importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato