Em meio a ataques de Trump, Pix avança nos EUA
Apesar dos ataques do presidente Donald Trump ao Pix, o sistema de pagamentos continua avançando pelo mundo. Oferecido a turistas brasileiros em diversos países, agora ele chega em larga escala aos EUA, por meio de uma parceria entre as empresas de pagamentos norte-americana Verifone e a brasileira PagBrasil.
Até então, o Pix podia ser feito nos EUA por meio de chaves já existentes de lojistas brasileiros. Agora, os varejistas norte-americanos poderão ativar o Pix em suas maquininhas e oferecê-lo como forma de pagamento. O funcionamento é semelhante ao que o brasileiro já está habituado. O lojista norte-americano digita o valor da compra em dólares e a maquininha gera um QR Code de Pix para pagamento.
O valor a ser pago aparece para o consumidor brasileiro convertido em reais. Nele, já está embutido o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 3,5% cobrado sobre todas as transações com moedas internacionais.
O comprador escaneia então o QR Code pelo aplicativo do banco e confirma o valor convertido para reais, com câmbio daquele momento. Após a confirmação, o pagamento é aprovado instantaneamente e o dinheiro entra na conta do vendedor. Toda a operação ocorre em tempo real.