Juiz encaminha a Polícia Federal inquérito policial contra ex-prefeito Rômulo Mattos


Polícia Federal é a responsável pela investigação contra o ex-prefeito do município de Envira, interior do Amazonas

O juiz eleitoral Fábio Lopes Alfaia, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), encaminhou, nesta quarta-feira, 2, à Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas (PF-AM), um inquérito policial contra o ex-prefeito Rômulo Barbosa Mattos e o ex-assessor pessoal do ex-prefeito Ruan Mattos (filho de Rômulo), Elky Ferreira de França.

O inquérito policial, de número 0600001-98.2025.6.04.0046, foi publicado no Diário Oficial da Corte Eleitoral. A Polícia Federal é a responsável pela investigação. Em consulta feita pela reportagem no Processo Judicial Eletrônico (PJE) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi constatado que o processo deu entrada no órgão eleitoral no dia 27 de janeiro de 2025.

No dia 29, o juiz Fábio Lopes Alfaia abriu vista ao Ministério Público Eleitoral (MPE). Já no dia 27 de março, os autos foram remetidos à Polícia Federal. O processo não contém mais detalhes sobre as investigações.


Esclarecimento sobre matéria relacionada ao ex-prefeito Rômulo Mattos

Em respeito aos nossos leitores e ao princípio da precisão jornalística, o Envira News vem esclarecer que a matéria publicada em 03/04/2025, com o título 'Juiz encaminha à Polícia Federal inquérito policial contra ex-prefeito Rômulo Mattos', fazia referência, de acordo com a advogada de Rômulo Barbosa Mattos, a um inquérito que apura exclusivamente denúncias de crime de racismo, conforme informações do próprio processo (https://emtempo.com.br/388039/politica/juiz-encaminha-inquerito-policial-contra-ex-prefeito-do-amazonas-a-pf).

Ressaltamos que o inquérito não trata de investigações sobre gestão de contas ou nomeações, conforme possível interpretação equivocada gerada pelo título anterior. De acordo com a advogada, o ex-prefeito não foi ouvido no caso por decisão da autoridade policial, por não haver indícios de sua participação.

O Envira News reafirma seu compromisso com a informação responsável e, se houve qualquer ambiguidade, nos colocamos à disposição para corrigi-la de forma transparente.

Postar um comentário

Sua opinião é importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato