SECA EXTREMA 2024: ESTADO DO AMAZONAS SE PREPARA PARA NOVA ESTIAGEM

Amazonas se prepara para nova estiagem severa. Governo do Estado já tem informações de que o Amazonas viverá em 2024 um novo ano de forte calor

Menos de quatro meses após registrar a mais severa estiagem de todos os tempos, o Amazonas já se prepara para um novo evento extremo de clima na região.

A revelação foi ontem pelo governador Wilson Lima (União), na leitura da mensagem do Executivo na abertura do ano Legislativo, na ALE-AM.

Ele falou disso em tom de preocupação, chamando 2024 de ano desafiador.

“2024 vai ser mais um ano desafiador. O que é certo que teremos estiagem, a gente ainda não sabe qual será a proporção dessa seca”.

Embora ainda não saiba, Wilson informou que o Estado já se prepara para enfrentar o fenômeno.

Nesse caso, ele citou providências em relação aos desmatamentos, às queimadas, à ajuda humanitária e à dragagem dos rios.

Eventos severos 2023

Em outubro do ano passado, o Amazonas registrou não apenas um forte calor. 

Juntos como o calor vieram a seca histórica dos rios amazônicos, os fenômenos das fumaças, que sufocaram as cidades e o nível baixo das hidrovias.

O nível baixo dos rios atingiu fortemente a estrutura econômica do Estado. Isso porque, além de isolar as cidades, impediu ainda que insumos de outros estados e de outros países chegassem às linhas de produção das fábricas do Polo Industrial da Zona Franca de Manaus.

Da mesma forma, sem os navios, as empresas não puderam enviar suas mercadorias para a venda.

Resultado disso tudo foram fábricas paradas e uma economia quebrada.

Por isso, em sua fala na ALE-AM, Wilson revelou providências para dragar trechos dos rios Amazonas, Solimões e Madeira.

“Também (vamos) fazer a dragagem dos rios, para permitir a passagem das embarcações, principalmente, naqueles trechos mais complicados”.

Postar um comentário

Sua opinião é importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato