APÓS DERRUBADA DE ISENÇÃO A PASTORES RURALISTAS E EVANGÉLICOS PROMETEM RETALIAÇÃO A PLANOS EDUCACIONAIS DO GOVERNO LULA


Bancadas Ruralista e Evangélica Retaliam Governo Lula em Resposta à Revogação de Benefícios Tributários para Pastores e Críticas ao Plano Nacional de Educação

As bancadas ruralista e evangélica do Congresso Nacional estão se mobilizando contra o Plano Nacional de Educação (PNE) do governo Lula. Eles pedem o adiamento da Conferência Nacional de Educação (Conae) deste ano e criticam as políticas educacionais do governo. Essa ação intensifica a tensão entre o governo e a ala mais conservadora do Congresso, com a educação se tornando novamente o centro dessa disputa política.

Em novembro de 2023, a bancada ruralista já havia criticado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pedido a anulação de questões relacionadas ao agronegócio. Mais recentemente, após Lula revogar uma norma que suspendia um benefício tributário a pastores, a bancada evangélica criticou o governo e pediu a retomada do benefício.

As frentes parlamentares criticam partes do documento de referência da Conae, alegando que contém pontos com viés político e ideológico. A Conae propõe a desmilitarização das escolas, critica o ensino em casa, o movimento Escola Sem Partido e políticas ultraconservadoras, além de defender temas como diversidade de gênero e religião, e debates sobre questões LGBTQIA+ e ambientais.

A bancada evangélica se mobilizou contra Lula após a revogação dos benefícios tributários para pastores. No início de 2024, a Frente Parlamentar Evangélica será liderada pela ala mais conservadora e bolsonarista. A bancada ruralista, que se consolidou durante o governo Bolsonaro como uma das frentes mais poderosas da Câmara dos Deputados, também assina o documento contra a Conae.

Postar um comentário

Sua opinião é importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato