Até onde a "camaradagem" pode ir, em relação aos bens públicos e sua disponibilização para uso particular?
Sabemos que esse tipo de prática não é algo novo, que foi instaurado nessa gestão, pelo contrário, é uma prática que ao correr dos anos ocorre "normalmente" em nossa cidade.
A disponibilização, uso ou apropriação de bens públicos, seja veículos, servidores, moveis e afins está relacionado de acordo com o Código Penal Brasileiro, no Art. 312, tendo como pena reclusão de 2 a 12 anos.
- Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:
O delito em questão trata, em verdade, de uma modalidade especial de apropriação indébita praticada pelo funcionário público em razão de sua função. Neste delito, o agente público arbitrariamente toma como sua ou desvia, em proveito próprio ou de terceiro, a coisa móvel que possui em razão do cargo, pertencente ela ao Estado ou a particular
Em 2019, o então Promotor Kleyson Barroso, expediu Recomendação à prefeitura para coibir o uso irregular de bem público no município.
Link de acesso a publicação do site do MP-AM: CLIQUE AQUI
Devido a esta denúncia, desde então cabe a Prefeitura de Envira fazer com que práticas dessa natureza seja reprimidas. Entretanto, não é o que acontece, a camaradagem continua em detrimento a situação das ruas da cidade. Os cidadãos envirenses têm passado décadas tendo que caminhar por dentro da lama e da poeira quando precisam se locomover pela cidade, foram anos de descaso, de irresponsabilidade o resultado é um município com o aspecto de uma cidade abandonada. Atualmente, enquanto o povo aguarda para enfim ter avenidas e ruas decentes as máquinas pesadas estão fazendo serviço particular, nos fins de semana.
Moradores locais nos enviaram fotos da rua Manoel Mulato que dá acesso a comunidade "Pixuta", no bairro Santa Rita que há 5 meses não recebe nenhum tipo de serviço público, com o intuito de oferecer melhores condições de acesso tanto para os moradores do local quanto para transeuntes, não há limpeza, nem terraplanagem, enquanto isso as máquinas prestam serviço em imóveis particulares.