Ufam lança edital do Processo Seletivo para o Interior com 636 vagas de graduação

Por meio do PSI, a Universidade disponibiliza oportunidades exclusivas para ingresso nos campi de Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins. 

A Universidade Federal do Amazonas, por meio da Comissão Permanente de Concursos (Compec), torna público o Edital n. 09/2025 – GR, referente ao Processo Seletivo para o Interior (PSI 2026) nos cursos de graduação regular em funcionamento nas unidades acadêmicas de Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins. Todas as publicações dessa seleção estão disponíveis aqui para acesso público.

As 636 vagas para o PSI serão distribuídas da seguinte forma: 120 para Instituto de Natureza e Cultura (INC), em Benjamin Constant, divididas entre seis cursos; 117 para o Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), em Coari, divididas entre sete graduações; 150 para o Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, em Humaitá, divididas entre seis cursos; outras 150 para o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet), e, Itacoatiara, divididas entre dez cursos; e mais 99 para o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez), divididas entre os sete cursos ofertados em Parintins.

Inscrições e Isenção da taxa

Caso a/o candidata/o queira solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, deverá fazê-lo entre as 10h do dia 31 de julho e as 17h do dia 1º de agosto de 2025. O resultado definitivo desses pedidos estará disponível já no dia 11 de agosto de 2025, na página de acompanhamento do PSI, após a análise dos recursos e de acordo com o cronograma previsto no edital de abertura.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line, entre as 10h do dia 13 de agosto e as 17h do dia 2 de setembro de 2025, sendo imprescindível a sua realização, independentemente de ter sido ou não deferida a isenção do pagamento da taxa. Em caso de indeferimento, a/o candidata/o deverá pagar essa taxa até o dia 2 de setembro de 2025, garantindo que a sua inscrição seja efetivada no PSI.

O cartão de confirmação de inscrição (CCI) já poderá ser consultado a partir do dia 1º de outubro de 2025 e as provas serão aplicadas nos dias 12 e 13 de outubro de 2025. Além daqueles municípios onde a Ufam tem unidades acadêmicas e para os quais as vagas são destinadas – Benjamin Constant, Coari, Codajás, Humaitá, Itacoatiara, terão locais de aplicação as cidades de Manacapuru, Manicoré, Maués, Parintins, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tefé.

As provas serão aplicadas conforme o horário de Manaus (AM), e a/o candidata/o deverá comparecer ao local de prova levando caneta esferográfica fabricada em material transparente e de tinta na cor preta e documento oficial de identificação com foto ou, em caso de perda ou roubo, boletim de ocorrência impresso emitido a partir do dia 12 de agosto de 2025. É indispensável a leitura atenta de todo o edital e seus adendos.

Bonificação para o Interior

Os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições de ensino situadas em municípios do Estado do Amazonas, exceto Manaus, terão direito ao acréscimo de uma Bonificação para o Interior (BI) às notas obtidas no PSI, conforme o estabelecido na Portaria n. 121/2025-Proeg, de 18 de julho de 2025 e nas resoluções do Consepe/Ufam n. 044/2015, de 2015, e n. 024/2017, de 2017.
Para fazer jus à bonificação estabelecida no edital de abertura do PSI, o candidato deve atender simultaneamente os seguintes critérios: 1. Preencher todos os requisitos definidos no item 2.2 do referido edital de seleção; 2. Optar pelas vagas destinadas à Ampla Concorrência (AC), no momento da inscrição; e 3. Fazer a opção pela bonificação, também ao se inscrever no PSI. É importante reservar documentos que comprovem a condição informada, a qual será requerida para a efetivação da matrícula.

Cronograma

Postar um comentário

Sua opinião é importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato