Envira e mais 15 municípios foram contemplados com viaturas para combate a incêndios

16 viaturas são entregues pelo Governo do Estado para combate a incêndios no interior do Estado

Governador também anunciou a instalação de Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP) no interior

O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou nesta terça-feira (13), 16 viaturas Auto Bombas Florestais (ABF) destinadas a municípios do interior do estado no combate a incêndios urbanos e rurais. E também anunciou a instalação de Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP) no interior. O projeto possui um investimento de R$ 25 milhões e foi adquirido por meio de parceria entre o executivo Estadual, Ministério da Justiça e Segurança Pública (MSJP) e prefeituras municipais.

Além de Manaus, os municípios contemplados com as viaturas são: Apuí, Autazes, Atalaia do Norte, Barcelos, Boca do Acre, Careiro Castanho, Coari, Envira, Itapiranga, Jutaí, Lábrea, Manaquiri, Manicoré, Maués, Novo Aripuanã e Tapauá, escolhidos com base em critérios como demanda operacional, população e localização geográfica. Com os GCIPs, o número de municípios com bases fixas dos bombeiros passa de 11 para 27. O Governo do Amazonas viabiliza o equipamento e bombeiros civis, e o município cede o local para construção do GCIP e brigadistas.

“Isso aqui faz parte de um programa maior, a montagem de um grupamento de combate ao incêndio e proteção civil nos municípios. Estamos enviando para cada um desses municípios cinco bombeiros militares, além dos brigadistas fornecidos pela prefeitura. Parte desses brigadistas já estão qualificados, inclusive pela secretaria de meio ambiente (...) Isso vai ser fundamental para os municípios que nunca tiveram uma viatura de combate como essa”, disse Wilson Lima.

Dois drones modificados para erguer uma mangueira utilizada no combate a incêndios também foi entregue. Segundo Wilson Lima, essa tecnologia é pioneira no Brasil. “Hoje estamos também apresentando para o Brasil e para o mundo, o drone de combate ao incêndio. Ele vai ser fundamental porque ao ter um incêndio na capital, não vamos mais precisar da escada magirus. Isso vai preservar a vida do bombeiro, o operador usa um óculos com a visão do que está acontecendo e um monitor ao lado”, detalhou o gestor estadual.

Com informações de Jornal a Crítica

Postar um comentário

Sua opinião é importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato