UFAM abre inscrições para curso de formação EAD em Educação Escolar Quilombola; Envira conta com 35 vagas


A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) lançou o edital 011/2024 para o processo seletivo do curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola". A iniciativa visa capacitar professores(as), pedagogos(as) e gestores(as) da educação básica das redes públicas municipais e estaduais do Amazonas.

O curso, gratuito e realizado na modalidade a distância, terá carga horária de 120 horas, divididas em quatro módulos, com atividades síncronas e assíncronas. Seu conteúdo está alinhado às diretrizes nacionais que promovem a equidade racial e a valorização da história e cultura afro-brasileira, como a Lei 11.645/2008 e o artigo 26-A da LDB.

Vagas para Envira e demais municípios

Ao todo, o edital disponibiliza 3.750 vagas para diversos municípios do Amazonas, sendo 35 destinadas à cidade de Envira. A distribuição reflete a demanda local e o objetivo de atender educadores que atuam diretamente em comunidades quilombolas e no fortalecimento das relações étnico-raciais.

Além disso, candidatos excedentes formarão um cadastro de reserva, garantindo que as vagas possam ser preenchidas em caso de desistências ou remanejamentos.

Inscrições e critérios de participação

As inscrições, gratuitas, terão início no dia 17 de novembro de 2024 e vão até 6 de janeiro de 2025, por meio de formulário disponível no site oficial do Centro de Educação a Distância da UFAM. Para participar, os interessados devem:

  • Ser profissionais vinculados à rede pública de educação básica do Amazonas;
  • Comprovar vínculo ativo na função de professor(a), pedagogo(a) ou gestor(a);
  • Dispor de recursos tecnológicos básicos, como acesso à internet e e-mail.

A seleção será feita por análise documental, e a lista preliminar de inscrições confirmadas será divulgada em 1º de dezembro de 2024. A publicação final dos aprovados está prevista para 16 de janeiro de 2025.

Importância do curso

O projeto busca fortalecer a implementação de políticas educacionais que reconhecem a diversidade étnico-racial no Brasil, capacitando educadores para atuarem em consonância com os princípios da Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola.

Interessados podem obter mais informações e acessar o edital completo no site da UFAM (https://ced.ufam.edu.br/ano-2024.html).

Postar um comentário

Sua opinião é importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato