Ministério Público enquadra Wilson Lima com ação civil pública exigindo reformas em escola estadual no município de Itamarati

MPAM propõe Ação Civil Pública exigindo reformas em Escola Estadual no Município de Itamarati

A ACP destaca as condições precárias da instituição, que comprometem a qualidade da educação e a segurança dos alunos, pleiteando inclusive eventual bloqueio de verbas de contas públicas e pessoais de autoridades

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Itamarati, ingressou, nesta terça-feira, 20, com uma Ação Civil Pública (ACP) contra o Estado do Amazonas, em razão das condições precárias da Escola Estadual Santos Dumont que comprometem a qualidade da educação e a segurança dos alunos do Município. A ACP exige reformas e reparos urgentes nas salas com goteiras, condicionadores de ar inutilizáveis, cadeiras danificadas e falta de cortinas adequadas.

De acordo com o Promotor de Justiça, Caio Lúcio Fenelon Assis Barros, o Inquérito Civil que embasa a ação foi instaurado em novembro de 2023, relatando inúmeros problemas estruturais como riscos de incêndio decorrentes das falhas elétricas.

“A Ação destaca a obrigação constitucional do Estado de assegurar educação de qualidade, apontando a situação da Escola Estadual Santos Dumont como um reflexo do abandono e da precarização do ensino público. A decisão judicial esperada pode estabelecer um precedente importante na luta pelo direito à educação de qualidade no Amazonas”, afirmou o Promotor de Justiça, Caio Lúcio Fenelon Assis Barros.

Caso as determinações judiciais não sejam cumpridas, podem ser aplicadas multas de até meio milhão de reais, incluindo a aquisição de novos equipamentos, reparo das instalações físicas e elétricas, entre outras medidas essenciais para garantir um ambiente de aprendizado seguro e adequado. Além disso, foi requerida a apresentação do cronograma de obras em um prazo de 10 (dez) dias, com previsão de multa diária de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais).

Postar um comentário

Sua opinião é importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato