A diretora-geral da Organização Mundial da SaĂșde (OMS), MariĂąngela SimĂŁo, afirmou que “o mundo estĂĄ entrando em uma quarta onda” da pandemia da Covid-19.
“Estamos vendo a ressurgĂȘncia de casos de Covid-19 na Europa. Tivemos, nas Ășltimas 24 horas, mais de 440 mil novos casos confirmados. E isso porque hĂĄ subnotificação em vĂĄrios continentes”, disse, durante conferĂȘncia de abertura do Congresso Brasileiro de Epidemiologia, na segunda-feira (22/11).
A brasileira destacou que a vacinação fez com que as curvas de novos casos e Ăłbitos seguissem trajetĂłrias diferentes: houve redução de Ăłbitos, mas ascendĂȘncia de novos casos.
MariĂąngela SimĂŁo listou fatores que tĂȘm papel decisivo para o futuro da pandemia: imunidade populacional, incluindo a vacinação e a imunização natural; acesso a medicamentos; comportamento das variantes de preocupação; equidade no acesso Ă s vacinas; adoção de medidas de saĂșde pĂșblica pelos governos; e adesĂŁo da população aos protocolos sanitĂĄrios.
Simão relaciona a flexibilização das medidas de proteção ao longo do verão, como o distanciamento social e a dispensa do uso obrigatório de måscaras, ao aumento expressivo de novos casos vividos na Europa.
A desigualdade do acesso Ă s vacinas e os acordos bilaterais entre as empresas produtoras dos imunizantes e os paĂses de alta renda tambĂ©m foram fatores pontuados pela diretora da OMS como agravantes para o aumento de casos.