Comunidade escolar está com medo e espera por uma ação por parte da Secretaria de Educação
Envira - Por ordem do governo do Amazonas, através da Seduc, as aulas presenciais foram retomadas. No dia 19 de maio iniciaram as aulas no interior do estado e no hoje, (1º) de julho, inicia as aulas na capital. Uma repetição dos erros cometidos no ano passado, quando houve o retorno e centenas de professores, técnicos administrativo, alunos e familiares perderam a vida por conta da covid-19. Alguns casos não foi possível confirmar que foram infectados na escola, mas alguns foram possíveis.
Essa atitude de colocar toda a comunidade escolar em risco novamente é uma tremenda irresponsabilidade, em meio a pandemia, a incidência do fugo negro - que vem acometendo pessoas que tiveram covid-19 e tem diabetes, o surgimento da 3ª onda e o fato de que os profissionais de educação ainda não terem sido imunizados completamente.
Infecção dentro do âmbito escolar
No início dessa semana, recebemos a informação de que na Escola Estadual Benedita Barbosa de Souza 4 profissionais estão infectados por covid-19, e na última segunda feira (31) mais 3 pessoas apareceram contaminadas. De acordo com as informações os mesmos tiveram contato tanto com professores quanto alunos e não se sabe se houve alguma comunicação à Secretaria de Estado de Educação, os mesmos estavam atuando na escola, até confirmarem as infecções.
A preocupação de toda a comunidade escolar é que ocorra um surto dentro da escola, sendo Envira uma cidade pequena e distante da capital, que não possui estrutura para acomodar mais que 25 pessoas em estado mais grave na Unidade Hospitalar, é importante que a Seduc tome medidas sérias quanto a essa situação, Envira passou semanas de medo, no mês de março de 2021.
Envira vinha em uma decrescente em relação aos novos casos, a partir do retorno escolar observamos o aumento de novos casos, não estamos querendo imputar ao retorno o aumento dos casos, mas queremos deixar claro que um retorno sem segurança não é viável,