UNA-SUS e Fiocruz Pernambuco abrem matrículas para o curso: Vigilância em Saúde para a Eliminação da Esquistossomose

O objetivo é capacitar profissionais de saúde para as ações de vigilância em saúde voltadas à eliminação da esquistossomose como problema de saúde pública no Brasil.

Estão abertas as matrículas para a primeira oferta do curso “Vigilância em Saúde para a Eliminação da Esquistossomose”. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a UNA-SUS, a Fiocruz Pernambuco, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), o Departamento de Doenças Transmissíveis (DEDT), a Coordenação-Geral de Vigilância da Hanseníase e Doenças em Eliminação (CGHDE) e o Ministério da Saúde. 

Profissionais da área da saúde, incluindo profissionais de vigilância, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, equipes de Saúde da Família e de atenção especializada, que atuem direta ou indiretamente no programa de controle da esquistossomose, bem como estudantes da área da saúde, podem se matricular até 30 de maio de 2026, pelo link. 

O curso é online, auto instrucional e gratuito, com carga horária de 30 horas. Seu objetivo é capacitar profissionais de saúde para as ações de vigilância em saúde voltadas à eliminação da esquistossomose como problema de saúde pública no Brasil. 

Os conhecimentos disseminados pela formação podem refletir diretamente na qualificação da gestão em saúde e no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ao fortalecer a capacidade dos profissionais de identificar, monitorar e controlar casos de esquistossomose, aprimorando a tomada de decisão baseada em dados epidemiológicos e o uso adequado dos sistemas de informação. 

Além disso, a formação contribui para a integração entre vigilância em saúde e atenção básica, promovendo ações intersetoriais, educação em saúde e práticas de prevenção mais efetivas. Esses avanços resultam em melhor detecção precoce, tratamento oportuno e redução da transmissão da doença, impactando positivamente a qualidade do cuidado e a efetividade das políticas públicas voltadas à eliminação da esquistossomose. 

Saiba mais 

Este curso foi desenvolvido no contexto dos esforços nacionais e internacionais para eliminar a esquistossomose como problema de saúde pública, estando alinhada às metas da Agenda 2030 e ao Programa Brasil Saudável. A iniciativa busca atender à necessidade de capacitação em larga escala de profissionais que atuam na vigilância em saúde, na atenção básica e no controle de endemias, fortalecendo as ações de diagnóstico, tratamento, prevenção e vigilância ambiental da doença. 

Dividida em três unidades, a formação aborda temas como o cenário epidemiológico da esquistossomose no Brasil, incluindo a evolução da prevalência, dos internamentos e óbitos e sua distribuição geográfica; os aspectos biológicos da doença e do parasito, com destaque para o ciclo de vida do Schistosoma mansoni, os hospedeiros intermediários e definitivos e as formas de transmissão em contextos rurais e urbanos; além das manifestações clínicas, métodos de diagnóstico e estratégias de tratamento, contemplando desde as formas iniciais e crônicas da doença até o uso do praziquantel e o manejo de casos mais graves, entre outros assuntos. 

Curso “Vigilância em Saúde para a Eliminação da Esquistossomose” – primeira oferta 

Período de matrícula: até 30 de maio de 2026.  

Acesse o curso aqui.

Postar um comentário

Sua opinião é importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato